Sobre

A FERIS é um gabinete que presta serviços no âmbito da Engenharia Eletrotécnica, nas vertentes de conceção e acompanhamento de projetos, bem como da responsabilidade pela exploração de instalações elétricas. 

A Feris desenvolve e acompanha projetos de eletricidade, telecomunicações, segurança contra incêndios em edifícios, cctv e anti-intrusão. Desenvolve a sua atividade em articulação com as demais especialidades, adaptando-se às caraterísticas e escala de cada projeto. 

O mercado português é o núcleo de atuação da FERIS, a par do mercado dos PALOP, nomeadamente o de Moçambique, Angola e São Tomé e Príncipe, nos quais está presente há cerca de duas décadas.

A experiência acumulada ao longo de 30 anos de existência, os princípios éticos e a capacidade de apresentar distintas soluções regem os métodos de trabalho da FERIS. Os projetos desenvolvidos durante este período permitem à FERIS encarar o presente e o futuro com um otimismo responsável.

Faz parte da missão da FERIS procurar no quotidiano soluções que se caracterizam por serem economicamente viáveis e, em simultâneo, orientadas por princípios sustentáveis e eficientes.


Equipa
A FERIS, fundada pelo Eng.º Cruz Fernandes e pelo Eng.º Isidro Lobo, é composta por engenheiros eletrotécnicos, desenhadores e corpo de gestão e qualidade. O corpo de engenharia da FERIS é composto por profissionais experientes, justamente reconhecidos pelas respetivas ordens profissionais (OE - Ordem dos Engenheiros e OET – Ordem dos Engenheiros Técnicos), habilitados à subscrição, execução e exploração de todo o tipo de instalações elétricas. Este corpo de engenharia eletrotécnica está também devidamente credenciado na área das telecomunicações, para todo o tipo de projeto de ITED e ITUR, sendo reconhecido também pelas respetivas ordens e pela ANPC – Associação Nacional de Proteção Civil para a elaboração de projetos e medidas de autoproteção de Segurança Contra Incêndios em Edifícios (SCIE), incluídos os referentes às 3ª e 4ª categorias de risco. A FERIS é composta também por uma experiente equipa de desenhadores nos mais atuais softwares de CAD. Nas mais variadas áreas, a FERIS conta também com consultores externos especialistas de referências nas suas áreas de atuação. 
História
1

Inicio de atividade

A FERIS foi fundada em 1988, com uma equipa embrionária mas desde logo o seu foco foi na conceção de projetos na área de eletricidade, telecomunicações e segurança integrada. 

2

Consolidação e novos mercados

Em 1994, são inauguradas instalações com maior dimensão, criando condições para a existência de áreas de trabalho, reunião e gestão. A partir desta fase, e para além do mercado nacional, a FERIS tem elaborado projetos das sua áreas de competência no mercado dos PALOP desde 2001, contando assim com quase 20 anos de experiência em Angola e Moçambique. Tem sido responsável não só pela elaboração de vários projetos de infraestruturas de eletricidade e telecomunicações em reservas fundiárias, incluindo redes de Média Tensão (MT), mas também por projetos de iluminação pública em vias de comunicação de grande extensão, bem como de instalações de serviço particular, designadamente empreendimentos destinados a serviços, hotelaria, equipamentos desportivos e de saúde. 

3

Crescimento e modernização

Desde 2015, a FERIS voltou a modernizar-se, instalando mais postos de trabalho e está atualmente num processo de atualização da sua imagem mas também de alguns processos, com destaque para a implementação da filosofia BIM na conceção dos projetos em que colabora.